sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Televisão



Um pouco antes da II Guerra Mundial, inicia-se a exploração comercial dos aparelhos emissores e receptores de televisão.
A descoberta da televisão representou um esforço técnico importante no domínio da comunicação,estimulando o aparecimento de canais com circuitos múltiplos.
Nos anos 60, arranca uma segunda cadeia de televisão, ganhando as potencialidades da imagem a cores, que foi rapidamente conquistando todo o mundo.
Nos países onde a televisão se expandiu em alto nível,ocupou e continua a ocupar um lugar importante na vida quotidiana da população.
O Português dispõe de maior parte do seu tempo livre a ver televisão, que, para além de ser o media que proporciona maior nível de distracção, ocupa um papel extremamente importante na difusão da cultura e no aspecto pedagógico.
O seu triunfo tem sido a publicidade, que encontra nela o melhor meio de se impor sobre a publicidade consumidora.
Cabe à televisão o papel de informar, associando a imagem ao som, desse modo, o telespectador encontra nos serviços noticiosos motivos de preferência, dando desse modo acesso à informação, à cultura e à diversão.

O sucesso da televisão é gigantesco, real e durável.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Rádio



Conceito de Rádio

O rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transição de informações previamente codificadas em sinal electromagnético que se propaga através do espaço. Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contactos á distância entre duas estações. Ela é composta basicamente por um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita. A este sistema dá-se o nome de sistema irradiante.


- As primeiras radioemissões

O inicio da história da Rádio foi marcado pelas transmissões radiofónicas, sendo a primeira transmissão radiofónica no mundo realizada em 1906, nos EUA, por Lee de Forest numa experimentação a uma válvula tríodo.


Desde então até aos dias de hoje a rádio evoluiu bastante.


Pedro Rato

Imprensa Escrita


Até ao séc. XIX, os meios impressos de comunicação eram artesanais, como os jornais e os livros.
Em finais do séc. XIX e inícios do séc. XX, o jornal torna-se um produto de consumo, ao alargar o leque de leitores, dá-se um movimento de diversificação. Para além da informação geral, aparece uma imprensa especializada (económica e financeira, da cultura, do desporto, entre outros).
Durante os anos 80, as novas tecnologias transformaram o mundo dos jornais foram escritos, editados e impressos à distância permitindo edições simultâneas do mesmo jornal.
O jornal representou um desenvolvimento muito importante na história moderna dos meios de comunicação.
A imprensa diária barata teve inicio nos E.U.A. os dois grandes exemplos de jornais de prestigio, na viragem do século eram o New York Times e o The Times de Londres.
Durante meio século o jornal foi a via de informação principal e mais rápida de chegar ao público em geral.
Hoje já faz parte do nosso quotidiano da comunicação social a existência de um jornal em papel e outro em suporte electrónico, embora a sua influência com o aparecimento da rádio e da televisão. As comunicações electrónicas poderão realmente contribuir ainda mais para a diminuição da circulação de jornais.

Por: Raquel Velho

terça-feira, 13 de abril de 2010

Pequena abordagem aos meios de comunicação social

Foi na capital italiana que surgiram os primeiros boletins informativos.
É a partir da descoberta da tipografia que surgem as primeiras folhas de notícias, em Veneza. No entanto, o primeiro jornal de traços idênticos ao actual apareceu na Alemanha, no inicio do século XVII. É apenas durante o século XIX que a imprensa adquire uma feição mais liberal.
Em terras lusas, a imprensa marcou o seu nascimento com as folhas volantes – Relações de Novas Gerais ouNotícias Avulsas. Todavia, o verdadeiro jornalismo apareceu, apenas, após a Restauração, com a Gazeta. Com o inicio do século XIX o jornalismo português torna-se abertamente político e de opinião, o que conduz ao abrandamento da censura.
No século XIX, aparecem as primeiras agências noticiosas e a imprensa “barata”, destinada a um grande público, é lançada pela introdução da publicidade.
Actualmente, os Media são mais do que veículos de informação, são também veículos de valores, que alteram a nossa forma de pensar, sentir, e agir. Para além disso, os órgãos de comunicação social assumem-se como um dos mais importantes agentes de socialização.
Realizado por Ana Santos

Os Media e a sociedade


Nos dias que correm os diferentes órgãos de comunicação social invadem a casa de todas as pessoas. Ultrapassam barreiras, tornam acessível o que outrora era de difícil acesso e alteram, por completo, a forma como se processam as relações interpessoais. Tudo isto é resultado das mutações que os Media sofreram nas suas técnicas de abordagem e tratamento dos temas que preenchem a actualidade. Para além disso, a emergência das novas tecnologias de informação, nomeadamente a Internet, fizeram despoletar desejos, sensações e emoções que anteriormente eram de difícil percepção, porque estas tecnologias permitiram, com a sua aparição, ligar permanentemente todas as regiões do mundo.
Com este blogue iremos mostrar o instrumento valioso que a comunicação é no contexto contemporâneo, bem como a influência que a televisão e a internet desempenham nos diferentes campos sociais, e que consequentemente, provocam alterações nos padrões de comportamento dos membros que constituem as diversas sociedades.
Realizado por Ana Santos