terça-feira, 13 de abril de 2010

Pequena abordagem aos meios de comunicação social

Foi na capital italiana que surgiram os primeiros boletins informativos.
É a partir da descoberta da tipografia que surgem as primeiras folhas de notícias, em Veneza. No entanto, o primeiro jornal de traços idênticos ao actual apareceu na Alemanha, no inicio do século XVII. É apenas durante o século XIX que a imprensa adquire uma feição mais liberal.
Em terras lusas, a imprensa marcou o seu nascimento com as folhas volantes – Relações de Novas Gerais ouNotícias Avulsas. Todavia, o verdadeiro jornalismo apareceu, apenas, após a Restauração, com a Gazeta. Com o inicio do século XIX o jornalismo português torna-se abertamente político e de opinião, o que conduz ao abrandamento da censura.
No século XIX, aparecem as primeiras agências noticiosas e a imprensa “barata”, destinada a um grande público, é lançada pela introdução da publicidade.
Actualmente, os Media são mais do que veículos de informação, são também veículos de valores, que alteram a nossa forma de pensar, sentir, e agir. Para além disso, os órgãos de comunicação social assumem-se como um dos mais importantes agentes de socialização.
Realizado por Ana Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário