quinta-feira, 27 de maio de 2010

Influência da Internet nos jovens/estudantes


A Internet foi considerda a maior invenção dos Séc. XX. Teve desde cedo uma grande aceitação por parte dos jovens. Porque tem muitas facilidades em termos de comunicações, para além de ter uma rede social muito vasta e de fácil acesso. Embora tenha inúmeras vantagens tem também muitas desvantagens que passam por não sabermos quem está do outro lado da linha, e saber se essa pessoa tem boas intenções. Um dos grandes perigos é o acesso a conteúdos racistas, extremistas e ainda ilicitos. Por essas razões os pais e educadores devem ter controlo sobre o tempo e a que conteúdos os filhos têm acesso na Internet, para que as informem e previnam acerca dos perigos da Internet.
Hoje em dia os jovens e as crianças são negativamente influenciados pelas redes da Internet. Este poderoso meio de comunicação que, recentemente, faz parte do nosso quotidiano , já são visíveis os danos causados no desenvolvimento e desempenho escolar dos jovens. A maior problemática desta influência é que estes jovens têm a forte tendência para se isolarem do mundo real, como se vivessem do computador e para a Internet.

Realizado por Raquel Velho

Influência da televisão nos jovens/estudantes


No que diz respeito às relações entre crianças e a televisão encontramo-nos perante um problema de evolução. A evolução mental das crianças depende muito do ambiente social em que estão inseridas. E a televisão faz parte desse meio e é da televisão que as crianças vão retirar informação para compreender o mundo real. Por isso as crianças têm mais dificuldade em distinguir a realidade da fantasia.
A influência da televisão baseia-se em dois factores; o tempo que passamos em frente do ecrã e o conteúdo dos programas a que assistimos, que por vezes pode levar à insensibilidade no que toca a assuntos mais pertinentes como, a violência, pois hoje em dia os desenhos animados de acção são muito violentos e levam-nos a uma certa banalidade quando se fala do assunto.
Podemos verificar também que os estudantes que assistem ao pequeno ecrã não apresentam nem um aumento, nem uma diminuição significativa dos resultados escolares. Observou-se até que as crianças que assistem televisão têm tendência a ser mais ambiciosas que as outras, porque têm mais vantagens de ver o êxito social.
A televisão pela sua democratização e para as crianças um agente socializador. Na nossa sociedade, estas passam muitas horas em frente ao ecrã, podendo assistir indiscriminadamente a todo o tipo de programas e de publicidade se não houver controlo familiar ou outro.
Factores como a disponibilidade dos adultos, as regras que estes impõem quanto ao número de horas que estas podem assistir e o seu padrão de comunicação com elas têm influência no grau de exposição às mensagens e estereótipos transmitidos implícita ou explicitamente pela televisão, assim como na filtragem, desmontagem e adesão a essas mesmas mensagens e estereótipos.
Realizado por Raquel Velho

Influência da Internet e da Televisão na sociedade

Na Internet





A internet está a transformar os contornos do quotidiano, esbatendo as fronteiras entre o global e o local, apresentando novos canais para comunicação e interacção, e permitindo cada vez mais a execução de tarefas quotidianas on-line.
Porém, ao mesmo tempo que fornece novas e excitantes oportunidades para explorar o mundo social, a Internet também ameaça minar as relações humanas e as comunidades.
Á medida que as pessoas despendem cada vez mais o tempo a comunicar on-line e a realizar as suas tarefas diárias no ciberspaço, é provável que passem menos tempo a interagir uns com os outros no mundo físico.
Alguns sociólogos receiam que a expansão da Internet conduza a um aumento do isolamento social, argumentando que as pessoas despendem menos “tempo de qualidade” com as suas famílias e amigos.


Na Televisão






Quando a televisão foi criada, não se imaginou que o então aparelho que foi colocado como principal objecto nas casas acabaria por ter tanta influência na sociedade. O convívio entre a família e os assuntos anteriormente debatidos no seu seio diminuíram. Hoje em dia e televisão ocupa grande parte do tempo das pessoas quando estas se encontram em casa. Para além destes factores, a televisão influência os comportamentos, opiniões e opções de vários tipos da sociedade, assim como dá a conhecer um painel diversificado de informação.

Influência da Internet nas empresas


A globalização dos mercados obriga as empresas a repensar e modificar os seus processos empresariais de forma a adaptá-los á nova realidade envolvente. Os computadores e a Internet surgem como uma ferramenta estratégica para esta redefinição dos processos de negócio. Na Internet surgem hoje em dia grandes oportunidades comerciais. É dada a possibilidade a qualquer empresa de se dar a conhecer a nível mundial, publicitar os seus produtos e serviços a uma vasta gama de potenciais consumidores e, talvez o ponto mais importante, com custos reduzidos.

A globalização faz as empresas repensar e modificar os seus processos empresariais
Surgem grandes oportunidades comerciais
Possibilita á empresa dar-se a conhecer mundialmente

terça-feira, 25 de maio de 2010

A influência da televisão na família contemporânea


O quotidiano de todas as famílias encontra-se dominado pelos meios de comunicação social. Desta forma, podemos afirmar que um consumo adequado de televisão torna a caixinha que mudou o mundo num importante agente socializador junto da família. Assim, a televisão assume um papel preponderante no seio familiar, ou seja, os pais e os seus filhos e outros possíveis membros da família devem assistir, em conjunto, a programas didácticos e, simultaneamente, dialogar sobre esses programas.
A televisão é um factor de estruturação do tempo e dos espaços familiares, devido ao facto do seu consumo ter sofrido um significativo acréscimo ao longo dos últimos anos.
Todavia, alguns sociólogos revelam nos seus estudos dois tipos de consequências possíveis no consumo excessivo de televisão: uns consideram que a televisão compromete o diálogo familiar, porque o facto de assistirmos a certos programas, em especial durante as refeições, podia ser um motivo que impossibilitava a conversa. No entanto, outros sociólogos afirmam que são precisamente esses programas que originam e alimentam interacções, que de outro modo poderiam nem sequer ocorrer.
Realizado por: Ana Santos

terça-feira, 4 de maio de 2010

A Internet




O que é a internet?

• É uma rede de redes de computadores, com cobertura mundial que interliga milhares de redes e milhões de computadores (desde os vulgares PC’s até aos super computadores);
• É uma rede mundial onde são disponibilizados diversos serviços de comunicação (correio electrónico, grupos de notícias e discussão, comunicação interactiva –MUD’s, MOOD’s, Talk, IRC, etc) e de informação (WWW, WAIS, Gopher, pesquisa e transferência de ficheiros, etc);
• É uma comunidade virtual, onde milhões de pessoas se encontra, comunicam e trocam informações diariamente;
• É a maior rede de computadores do mundo e uma poderosa ferramenta de informação e comunicação.
Esta rede começou como meio de comunicação entre as unidades académicas dos EUA, espalhando-se depois por todo o mundo. Hoje, dentro de um gigante mundo virtual criado nas malhas da rede encontra-se de tudo.
Por : Vanda Pinto